Como solicitar a autorização da ANVISA para a importação de produtos derivados de Cannabis.
A solicitação de autorização para a importação de produtos derivados de Cannabis no Brasil exige atenção aos detalhes e o cumprimento rigoroso das regulamentações da ANVISA. Com a devida prescrição médica e seguindo as etapas corretas, pacientes podem importar esses produtos de maneira legal e segura. A ANVISA busca garantir que esses produtos atendam aos […]

A solicitação de autorização para a importação de produtos derivados de Cannabis no Brasil exige atenção aos detalhes e o cumprimento rigoroso das regulamentações da ANVISA. Com a devida prescrição médica e seguindo as etapas corretas, pacientes podem importar esses produtos de maneira legal e segura. A ANVISA busca garantir que esses produtos atendam aos padrões de qualidade e segurança, promovendo o uso responsável para fins terapêuticos, conforme os critérios descritos na resolução RDC660/220.
Passo a passo para emitir a autorização da ANVISA:
Passo 1 – Acessar o gov.br
Acesse o gov.br por meio do link:
Passo 2 – Ingressar em sua conta do gov.br
Clique em INICIAR na sua tela.
A página irá te direcionar para a identificação no site gov.br
Insira seu CPF para ser identificado e coloque a senha, para acessar o portal da ANVISA.
Caso não tenha o cadastro no gov.br, insira seu CPF para fazer o cadastro e realizar o primeiro acesso ao site.
Passo 3 – Incluir os dados iniciais do solicitante.
Nesta etapa, deve ser preenchido o formulário com os dados do solicitante, é obrigatório o requerente ser maior de idade.
Após completar o cadastro, é preciso confirmar os dados para prosseguir.
Passo 4 – Incluir os dados do solicitante e paciente.
Nesta parte do cadastro deve-se informar qual o tipo de solicitação, para emitir uma nova autorização, no campo “Tipo de Solicitação” coloque a opção “Inicial”.
*O paciente é o próprio solicitante.
Se o paciente for o solicitante, deve-se marcar a opção “O Solicitante é o próprio paciente” e apenas inserir as informações adicionais (como endereço CEP e Telefone). Confirme o cadastro para prosseguir para a próxima etapa.
*O paciente e o solicitante não são a mesma pessoa.
Caso o solicitante não seja o paciente, o solicitante deve adicionar seus dados pessoais faltantes e preencher os campos com as informações do paciente. Será necessário anexar um documento de identidade do paciente, RG ou CNH legível, e um documento que comprove o vínculo entre as partes (Ex: se o paciente for o marido e a solicitante for a esposa, um documento que comprova o vínculo entre os dois seria a certidão de casamento).
Passo 5 – Incluir dados do produto e do prescritor.
Nesta seção, você precisará fornecer detalhes sobre o produto de Cannabis que deseja importar, como: nome do produto e informações sobre o fabricante, importador ou distribuidor.
*Exemplo – PurMed CBD:
Para incluir o produto, você deve clicar na lupa e a tela de pesquisa será exibida. Digite “PurMed” no campo “Nome Comercial” e clique em filtrar.
Após selecionar o produto “PurMed CBD” que aparecerá na lista suspensa, clique no botão azul “Adicionar dados na Tabela”, para concluir a inclusão do produto.
Após a inclusão do produto, será necessário incluir os dados do médico prescritor. As informações devem ser preenchidas com os dados do médico que prescreveu o medicamento. Ao final da página será necessário anexar a receita médica e concordar com a declaração.
Passo 6 – Envio da solicitação e recebimento certificado.
Após a inclusão dos dados do produto e do médico prescritor, o sistema abrirá uma tela para confirmar as informações cadastradas. Após realizar a confirmação das informações, será necessário concordar com os termos no final da página e clicar no botão “Enviar Solicitação”. Ao enviar a solicitação, o sistema emitirá a autorização da ANVISA em nome do paciente e produto prescrito, no final da página aparecerá a opção de fazer o download do documento emitido em formato PDF. Após a autorização, você poderá realizar a compra do produto diretamente de fornecedores ou distribuidores, respeitando as condições da autorização concedida pela ANVISA.
*Observações Importantes:
- Receita Médica: Somente indivíduos com indicação médica para tratamento com produtos derivados de Cannabis podem realizar esse processo.
- Validade da Autorização: A autorização da ANVISA tem validade por tempo determinado e pode ser renovada, caso seja necessário continuar o tratamento.
- Restrições: A importação é restrita a produtos que são especificamente permitidos pela ANVISA. O uso pessoal e a quantidade importada também são limitados.
- Inclusão de Documentos: Os documentos que precisam ser anexos no sistema da ANVISA, devem estar salvos em formato PDF.
- Informações incompletas e / ou incorretas: Caso algum campo seja preenchido de forma incompleta ou incorreta, não será possível avançar a etapa e o sistema destacará o campo que foi preenchido incorretamente em vermelho. Somente após a correção do campo marcado em vermelho, o sistema permitirá prosseguir para a próxima etapa.
*Vídeo Explicativo: